A Airbus apresentou o Ascend, um conceito de motor elétrico supercondutor pensado como um substituto futuro para os motores à reação nas aeronaves de médio e grande porte.
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Na comparação com um motor elétrico convencional, um motor elétrico supercondutor pode ser até 3 vezes mais leve do que um equivalente de mesma potência, permitindo assim criar propulsores muito mais potentes e compactos que os atuais, ao mesmo tempo operando em voltagens mais baixas.
Mas exigem arrefecimento muito potente, que no caso do Ascend é baseado em um sistema com hidrogênio líquido em temperaturas criogênicas (-253° C). De acordo com a Airbus, a escolha pelo hidrogênio no lugar do nitrogênio líquido está nas possibilidades oferecidas por este elemento químico, que pode utilizado como combustível em motores a combustão interna (em uma aeronave híbrida) ou como combustível em células de energia.
A expectativa da empresa aeronáutica europeia e criar um protótipo funcional deste motor até 2023, para então iniciar os testes em aeronaves movidas por motores turboélice, turbofan, e equipadas com sistemas híbridos combinando motores elétricos e a combustão.